Novo flap do IX.br de São Paulo em 11/09/18
Incident Report for UPX
Resolved
Diante da última 1h30min de normalização estamos encerrando este incidente e o considerando como resolvido. Frisamos que mesmo antes, durante e depois deste os serviços de Trânsito IP e mitigação de DDoS, CDN e streaming da UPX continuaram integralmente funcionais. Eventuais efeitos colaterais podem ter sido observados pela indisponibilidade do IX.br em si, como a interrupção da comunicação por VLAN bilateral.

A alta incidência nas últimas semanas da indisponibilidade do IX.br de São Paulo tem inspirado críticas e preocupações em diversos Sistemas Autônomos e demais protagonistas da internet brasileira sobre o uso deste ponto de troca de tráfego, que se tornou neste ano o terceiro maior do mundo.

A leitura que a UPX tem e sinaliza ao mercado é que o IX.br é um projeto de suma importância e elevada reputação. O uso deste como meio de troca de tráfego continua sendo confiável mesmo diante deste histórico recente de instabilidade. Desde a fundação do projeto, as ocorrências de indisponibilidade foram pontuais e espaçadas entre si por meses. Estamos apenas diante de uma temporada de instabilidade e não de um colapso do modelo ou inviabilidade técnica/econômica do projeto.

O que cabe a nós atores do mercado da internet brasileira é trazer transparência a nossos clientes sobre estas ocorrências, exigir a mesma transparência do IX.br sobre estes episódios - o que ainda não tem ocorrido a contento - e oferecer ajuda ao time de engenharia do NIC.br para encontrarmos uma solução definitiva para estes episódios mas isso só será possível quando trouxerem aos participantes do IX.br e os usuários da internet brasileira detalhes mais específicos sobre cada incidente.

Manifestamos nosso apoio ao IX.br e colocamos nosso time de engenharia à disposição.
Posted 9 days ago. Sep 11, 2018 - 14:46 GMT-03:00
Identified
Apesar das manutenções agendadas para madrugada de hoje nos PIXes de SP2 e Eletronet, às 10:56 (UTC-3) de 11/09/18 identificamos interrupção na troca de tráfego do ATM e VLANs bilaterais no IX.br de São Paulo. Este horário está fora da janela programada (encerrada às 06:00) e se trata de uma parada não programada.

Já observamos o tráfego do ATM subir progressivamente mas algumas VLANs bilaterais ainda estão incomunicáveis, evidenciando que alguns PIXes ainda estão fora do ar. Baseado na experiência dos últimos episódios, a normalização deve transcorrer ao longo da próxima hora.

Durante todo este processo o backbone da UPX permenceu integralmente operacional, sem falhas. Os clientes que se comunicam conosco através de VLANs bilaterais podem ter o serviço interrompido temporariamente pois o meio físico de comunicação (IX.br) parou de operar. Clientes da UPX de outros serviços além do IPTS, como CDN e streaming, podem ter percebido alguma instabilidade porém esta é mais associada a internet brasileira do que a UPX em si. Comumente diante de falhas do IX.br diversos provedores de internet apresentam congestionamento ou rotas degradadas.

Continuaremos monitorando esta ocorrência e atualizações ocorrerão neste status blog.
Posted 10 days ago. Sep 11, 2018 - 11:39 GMT-03:00
This incident affected: PERFORMANCE (IP TRANSIT) and CYBER SECURITY (IP TRANSIT SECURITY (DDoS Mitigation)).