8th setembro 2017

UPX está preparada para o furacão Irma

Conforme anunciado amplamente pela cobertura da imprensa, o estado da Flórida nos Estados Unidos está se preparando para a chegada do furacão Irma, prevista para este domingo (10/09/17). A Flórida é o principal polo operacional e de interconexão da internet da América Latina e por esse motivo a UPX possui forte presença no sul do estado, desde infra-estrutura em datacenter até escritórios. Através deste comunicado, informamos aos clientes UPX e ao mercado nossos preparativos para a chegada deste furacão.

Todos os executivos que atuam no departamento técnico e não residem no estado já foram deslocados para seus domicílios de origem, sobretudo o Brasil. Toda nossa equipe da Flórida (exceto o time de operações em datacenter) está dispensada do trabalho até o dia 12/09/17, sendo as atividades administrativas por eles realizadas substituídas pela nossa equipe no Brasil. Pela natureza disruptiva do evento, são esperados atrasos na entrega de documentos, contratos, cobranças (invoices), respostas a e-mails e similares.

Do ponto de vista técnico, o principal ponto de presença (PoP) da UPX na região já foi projetado considerando a geografia e climatologia da região. A edificação possui certificação para resistência a ciclones (safe building category 5) e está localizada numa região identificada pela FEMA (Federal Emergency Management Agency) como livre de inundações nos últimos 500 anos. Portanto, nossa equipe técnica operacional e nossos equipamentos estarão seguros dentro da edificação durante a passagem do Irma. Além de recebermos energia elétrica de duas subestações diferentes, possuímos autonomia para operar sob geração própria de energia por 6 dias consecutivos e ininterruptos sem reabastecimento de diesel.

Durante a passagem do furacão pelo Caribe, cidades onde as landing stations dos cabos submarinos que compõem o backbone UPX foram evacuadas por ordem das autoridades locais mas não tivemos qualquer alarme operacional. Já enfrentamos anualmente furacões na região e nunca tivemos serviços degradados ou interrompidos por este tipo de ocorrência. Porém, outros pontos de presença de outras empresas podem sofrer danos ou desafios operacionais e afetar provedores de internet latino-americanos (brasileiros inclusive), gerando uma situação de força maior de instabilidade e aumento de latência.

Diferentes serviços da UPX são expostos de diferentes formas a este evento e os possíveis impactos são detalhados a seguir:

CDN – WAA, WAF

Devido a natureza distribuída deste produto, não são esperados efeitos colaterais observáveis. Note que apesar do preparo da UPX, todas as empresas de internet e telecomunicações da América Latina estão sujeitas a apresentarem dificuldades técnicas. É possível que os usuários finais tenham dificuldades de navegação na internet como um todo, independente da saúde da CDN UPX.

Streaming

O serviço de streaming da UPX em si não deve ser afetado por operar também em uma rede distribuída (CDN), sob a exceção do protocolo Shoutcast. Recomendamos a todos os clientes que consultem seus provedores de acesso à internet (ISP) sobre como estão se preparando para esta ocorrência para se certificar que não haverá perda de comunicação entre o seu encoder (que envia o sinal de streaming para a UPX) e os servidores da UPX. Os provedores da região Norte e Nordeste do país correm maior risco de desconexão e instabilidades. Também considere que os provedores de internet de seus espectadores podem sofrer instabilidade como um todo devido às mudanças na conectividade do país. Para os clientes streaming que utilizam o protocolo Shoutcast, caso alguma pane ou degradação do serviço seja observada, nossos técnicos já possuem planos de contingência preparados para execução.

IP Transit Security e Trânsito IP

Os riscos concretos estão presentes apenas para os clientes destes serviços na própria Flórida. Nos demais estados e países (incluso o Brasil), não são esperadas intercorrências. Apesar do serviço prestado pela UPX propriamente dito estar seguro, é possível que grandes empresas de telecomunicações e internet possam apresentar instabilidades caso edificações importantes para suas operações sejam afetadas pelo furacão Irma, independente do preparo da UPX.

Vantage Point Security

Este produto não possui riscos associados ao furacão Irma. É importante ressaltar que o acesso ao VPS se dá via internet e portanto, alguns clientes (sobretudo na Flórida) poderão ter o acesso à internet degradado ou interrompido. Certifique-se de possuir um acesso secundário a internet para garantir o acesso ao Vantage Point Security.

Em caso de quaisquer dúvidas, estamos à disposição em nosso suporte: https://www.upx.com/suporte-tecnico/